Tudo o que você precisa saber sobre Cirurgia Bariátrica

Atualmente, o homem criou novos métodos para chegar ao emagrecimento, onde a autoestima e a qualidade de vida vem sendo os pontos precursores para iniciarmos o processo de perda de peso.A obesidade tem agravado ou iniciado sérios problemas de saúde.

Pensando em um método facilitador para se alcançar os objetivos de perda de medidas, a cirurgia bariátrica entra como um ponto chave neste quesito.

O QUE É CIRURGIA BARIÁTRICA?

O que é Cirurgia Bariática?

É um método extremamente eficiente contra a obesidade. A cirurgia acontece sob uma intervenção médica em relação àqueles pacientes cujo atividades físicas e reeducação alimentar são impossíveis, onde tal intervenção se faz necessária para uma melhor qualidade de vida do paciente.

A cirurgia nada mais é, que uma redução do tamanho do estômago, onde esta também é conhecida como redução de estômago.

QUEM PODE FAZER A CIRURGIA BARIÁTRICA?

Cirurgia Bariática

Esta é indicada para pacientes cujo IMC (Índice de Massa Corporal) atinja um valor acima dos 40 kg/m² ou esteja 45 kg acima do peso ideal. Salvo a regra aqueles pacientes que estejam com um IMC de 35 kg/m² sofrendo com problemas de saúde gerados pela obesidade.

A idade base para a realização da cirurgia varia entre os 16 anos até os 60 anos, esta variação compreende o público atendido, cujo mudança corporal acometida pela cirurgia não produza danos.

Outro fator de importante análise para os especialistas é um histórico cujo paciente não consiga perder peso, com isso serão indicados uma série de exames pré-operatórios, destinados ao conhecimento da situação real daquele paciente, se há alguma subjeção aquela cirurgia.

ONDE POSSO FAZER UMA CIRURGIA BARIÁTRICA?

Consultória Cirurgia Bariátrica

Primeiramente, há a necessidade do acompanhamento de um endocrinologista, converse com seu médico, faça os exames necessários. É importante uma conversa direta sobre suas intenções e também sobre as possibilidades de realizar a cirurgia.

Com isso o médico, após ter lhe acompanhado e lhe avaliado, encaminhará seu caso e fará uma solicitação ao seu plano de saúde (caso aceite) ou ao SUS (Sistema Único de Saúde.

O governo delibera uma demanda mínima de cirurgia deste tipo à alguns hospitais (principalmente os localizados nas capitais), seu médico lhe aconselhará da melhor forma.

Lembrando que a espera pela cirurgia no SUS, possui uma variação mínima de apenas alguns meses para a realização da cirurgia, mas esta espera pode chegar a anos. Isso acontece devido a quantidade de demanda existente.

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA BARIÁTRICA?

Quanto custa uma Cirurgia Bariática?

É muito relativo o custo da cirurgia, pois varia de acordo: com o médico, com o estado, com a cidade, com o grupo cirúrgico, entre outros fatores.

Mas uma média para àquelas pessoas cujo o plano não cobre, ou até mesmo que não querem espera na fila do SUS, esta cirurgia pode variar de R$ 8 mil à 30 mil reais.

Fora o custo dos exames necessários para a realização da cirurgia bariátrica.

QUAIS CUIDADOS DEVO TOMAR APÓS UMA REDUÇÃO DE ESTÔMAGO?

Cuidados Pós Cirurgia Bariátrica

O pós operatório é um momento novo na vida do paciente, cujo cuidados são fundamentais, para que haja uma eficiente cicatrização e adaptação do seu corpo.

Como o procedimento é bastante invasivo ao corpo, deve-se dar bastante atenção ao curativo, deixando-o sem limpo e seco, evitando inflamações.

Exercícios físicos moderados podem ser realizados. Pegar peso neste período é algo que deve ser evitado. Nos primeiros dias, é indicado ingerir apenas líquidos, seguindo as orientações do nutricionista.

QUAIS EXERCÍCIOS DEVO FAZER DEPOIS DE UMA CIRURGIA BARIÁTRICA?

Exercícios Cirurgia Bariátrica

Após ter passado pelo processo de cirurgia, a mudança de hábitos é indispensável.

Portanto, é essencial a prática de exercícios físicos. Passando o período inicial adaptativo, cujo a cirurgia já está devidamente cicatrizada, é hora de darmos o primeiro passo e sairmos do sedentarismo. Caso você não tenha nenhum hábito com atividades físicas, inicie com caminhadas.

Em média 30 minutos de caminhada por dia, lhe trará um vigor para práticas mais pesadas, a fim de perder a flacidez gerada pela reeducação alimentar e pela própria cirurgia. Importante, antes de qualquer atividade física realize um alongamento, assim os músculos estarão preparados para a atividade.

Após 1 mês procure uma academia próxima a sua casa, o personal trainer lhe preparará uma ficha de exercícios próprios e eficientes para o ganho de massa magra e perda de gordura.

Para a perda de gordura é imprescindível a rotina de exercícios aeróbios.


Sobre Larissa Carlos

Larissa Carlos é estudante, sempre em busca de uma vida saudável.

3 Comentários

  1. maria

    tenho 105 quilos e 1.54 de altura quero saber o preço mas barato da redução e onde e o hospital e o lugar obrigado aquardo a resposta

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>